oficina da palavra falada

Utilizando a palavra falada como elemento norteador de questionamentos e reflexões, a Mantra Arte & Conteúdo criou e conduz a vivência reflexiva EQUAÇÃO DO SER, experiência realizada com grupos: uma oficina poética e sensorial.

Na Oficina EQUAÇÃO DO SER a palavra falada emerge como o fio condutor para o resgate dos valores que fundamentam os sentidos da natureza humana e as condições intrínsecas ao Ser. Nesse processo, os participantes têm a oportunidade de expandir a percepção sensorial, remontando à origem e real função do discurso metafórico.

a palavra
falada

No contexto histórico da comunicação humana, muito cedo a palavra falada revelou suas naturais limitações. Gradativamente complementou-se por gestos, ritmos, tons, onomatopéias e a eloqüência de quem a utilizava, estabelecendo sua capacidade de expressão emocional. Estava instaurado o discurso metafórico. Nascia a manifestação artística da palavra.

Mas a poesia não se originou da palavra escrita. É a música da palavra, aliada ao poder das metáforas, que se mantém como elemento-chave da expressão emocional humana.

Nesta vivência reflexiva, todo o processo de criação e apresentação está fundamentado na força da palavra falada e na introjeção que ela reverbera – princípio para alcançarmos os pontos necessários à reflexão em conjunto que nos remete ao autoconhecimento.

vivência
reflexiva

Exercício realizado em grupo, a fim de precipitar o essencial existente nas relações entre:

- Nós e nós mesmos
- Nós e os outros
- Nós e o (desconhecido) Universo que nos aproxima.

Duas razões muito simples fundamentam nossos princípios:

crer conhecer
----- = -------- onde: crer está para buscar, assim como criar está para conhecer
criar buscar

Desse contexto, evidenciam-se quatro fatores básicos, que vão equacionar os valores fundamentais da existência humana:

1 - A individualidade e a interação

2 - A unicidade e a solidão

3 - Os objetos de amor e o amor próprio

4 - A capacidade e a necessidade de amar

Durante a vivência reflexiva, esses quatro fatores básicos serão relacionados a partir de oito depoimentos orais, representando a formulação da provável equação do ser.

os atos
vivenciais

1º ato – ambientação
Os participantes receberão trechos de poemas, aforismos e palavras. Os textos serão lidos e compartilhados para ambientar a reflexão, instaurando a força da palavra falada e convidando à imersão.

2º ato – equação do ser

Os oito textos oralmente criados pelo artista serão apresentados numa récita que formula a provável Equação do Ser.


A vivência irá concretizar a experiência de autoconhecimento com a oralidade uma experiência de introjeção compartilhada para perceber o Eu Maior.